LIBERADADE COM RESPONSABILIDADE!!!

Minha foto
Objetivo desse blog é ser mais um espaço de troca de conhecimentos, sobre o educar com liberdade e para liberdade! Quando criei este blog acreditava que na escola houvesse espaço para o desenvolvimento humano, mas hoje acredito que se faz necessário o reconhecimento de que aprendemos a toda instante, mas para isso precisamos ser sensíveis com nós, as crianças e jovens queiram aprender e assim se desenvolver, segundo as suas vontades e não a de um currículo e de uma dinâmica escolar, que enclausura nossos corpos, desejos, mentes e possibilidades de criar. E para isso é importante compartilhar os nossos processos de desescolarização, para construirmos uma educação sem escola. A transformação ela se encontra nas relações do cotidiano, por isso podemos compartilhar nossas experiências e assim destruir e construir relações com base na liberdade, no apoio-mútuo e na auto-gestão.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

EXCLUSÃO SOCIAL NA FACED/UFBA

Pois é...oque vemos atualmente na FACED (Faculdade de Educação)/ UFBa é a exclusão/expulsão das pessoas trabalhadoras/es autônomas (algumas/ns estudantes outras/os não), exclusão que se deu de forma sútil aos olhos de quem passa e vivi o cotidiano da faced, mas cruel para quem dela precisava. O fato foi que as mesas do pátio foram retiradas de forma arbitrária, sem ao menos perguntar a opinião de quem a utilizava, que eram estudantes, que usavam para fazer trabalho em grupo, porque na biblioteca o espaço não proporciona esta possibilidade, almoçar, conversar...muitas outra coisas e também por estas pessoas trabalhadoras, que expunham seus trabalhos, realizando desta forma, uma intensa interação com as/os estudantes, funcionárias/os e educadoras/es, onde apreciavam e compravam suas mercadorias. Pois estas/es trabalhadoras/es são a resistência diante do monopólio das empresas, que visam o lucro através da exploração.

 Não acredito que uma ação arbitrária da direção da faced deva passar despercebida, como se todas/os concordassem com esta decisão. Pois fiquem sabendo direção da faced, nós estudantes não concordamos com a retirada das mesas do pátio, por entendermos que não são simples mesas, elas compõem o ambiente universitário cumprindo uma função importantíssima para qualquer processo de formação, que é a existência de espaços que permitam as socializações de pensamentos e vivências de diversas pessoas e de diversos cursos e com isso adquirir experiências. Além de ser um espaço usado significativamente pela Comunidade UFBA é também um espaço de troca com a Comunidade Trabalhadora Autônoma (algumas/ns estudantes e outras/os não), por isso exigimos imediatamente a substituição por outras mesas.

QUE NENHUMA OPRESSÃO/AGRESSÃO FIQUE SEM RESPOSTA!!!

2 comentários:

Manuela Bispo disse...

Pois é, concordo, e somente nós alunos é quem podemos mudar essa realidade e nos fazermos respeitados! Isso não pode ficar assim!

Jaqueline Oliveira disse...

Concordo plenamente com suas palavras colega!! fico indignada com essa situação.A cada dia que passa vejo o quanto a hipocrisia se torna mais viśivel aos nossos olhos... e Infelizmente isso acontece e mais triste ainda é que é dentro da universidade né?! um espaço que na verdade deveria ser de liberdade para os alunos.

Postar um comentário